O Laboratório Tecnologias, Diálogos e Sítios (LTDS) é um laboratório-rede vinculado à área de Segurança, Inovação, Trabalho e Empreendedorismo (SITE) do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ.

Projeto RePISTA - Rocinha

UFRJ

Fotos: Wikipedia Commons

RePISTA

Este projeto tem como objetivo implantar uma rede colaborativa digitalizada de
pesquisas em inovação social, a iniciativa utiliza como living lab os 24 projetos em curso na favela da Rocinha, uma das maiores e mais emblemáticas favelas da América Latina.
A Rocinha, situada em uma das áreas mais valorizadas do Rio de Janeiro, se destaca por
sua proximidade aos bairros mais ricos da cidade e por suas dinâmicas empreendedoras, guiadas por práticas locais. Esse contexto faz da Rocinha um território estratégico para a implementação do projeto, que visa apoiar a formulação e o acompanhamento de políticas públicas associadas a iniciativas sociais de base comunitária.
Os projetos na Rocinha abrangem uma gama variada de iniciativas de impacto, como a
criação de acervos de memória do território, produção sustentável de alimentos, coleta e
reciclagem de lixo, logística, mobilidade, energia limpa e capacitação de jovens. Essas
iniciativas respondem aos desafios contemporâneos das grandes cidades do sul global,
reconhecendo as instabilidades e incertezas que predominam nos territórios populares.
O projeto será realizado em locais físicos estratégicos: o LTDS, localizado no Programa de Engenharia de Produção (PEP) da COPPE/UFRJ no campus da Cidade Universitária na Ilha do Fundão; o LARES, situado no Instituto de Economia da UFRJ no campus da Praia Vermelha na Urca; o UNIR, na Faculdade de Ciências Sociais da PUC-Rio no campus da Gávea; e o living lab Rocinha, um ponto físico na entrada da Rocinha, equipado como nó da rede colaborativa digitalizada de inovação social.
A premissa metodológica central é o desenvolvimento de uma abordagem dialogal e
situada, reconhecendo que a intervenção deve ser uma resposta às condições específicas de cada contexto, em vez de impor regras gerais adaptativas. Isso implica que os padrões institucionais adotados no projeto não são necessariamente perenes ou universais, mas sim ajustados conforme a necessidade e as características do ambiente em que são aplicados.
Este projeto se desdobra em uma série de etapas que visam estruturar a rede colaborativa e promover o desenvolvimento sustentável e situado nas favelas cariocas. Este esforço não só fortalece a articulação entre os laboratórios participantes e o ecossistema de CT&I do Estado do Rio de Janeiro, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento sustentável e situado da Rocinha e de outras favelas, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

EQUIPE

A equipe de pesquisadores doutores é composta, além do coordenador Prof. Roberto
Bartholo, por mais cinco pesquisadores doutores com vínculo empregatício ou funcional
com instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro, a saber:
Francisco José de Castro Moura Duarte, Rita Afonso, Dalia Maimon Schiray, Marcelo
Tadeu Baumann Burgos, Aline Brufato, Andre de Melo Modenesi e Edgar de Brito Lyra
Netto.

Projeto RePISTA