O Laboratório Tecnologias, Diálogos e Sítios (LTDS) é um laboratório-rede vinculado à área de Segurança, Inovação, Trabalho e Empreendedorismo (SITE) do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ.

Sobre o LTDS

Fundado em 1996 no âmbito do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da COPPE/UFRJ, o Laboratório Tecnologias, Diálogos e Sítios (LTDS) é coordenado pelo Prof. Roberto Bartholo. Sua abrangência inclui a formação de recursos humanos, pesquisa, extensão, assessoria, consultoria, desenvolvimento de projetos, produção multimídia, publicações e a organização de eventos técnicos e científicos.

Atuação e linha de pesquisa

O LTDS atua de forma transdisciplinar e dialógica, adotando uma perspectiva situada. Atualmente, suas atividades estão estruturadas em três linhas de pesquisa interconectadas: Humanidades Digitais, Patrimônio Relacional e Empreendedorismo Situado. Essas linhas convergem e se desdobram em diversas áreas e frentes de atuação.

Em 2019, o laboratório passou por uma reformulação de nome, mantendo a sigla. O antigo Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social tornou-se o Laboratório Tecnologias, Diálogos e Sítios. Em 2024, o LTDS está integrado à nova área do Programa de Engenharia de Produção, intitulada Segurança, Inovação, Trabalho e Empreendedorismo (SITE). Essa integração reflete o compromisso contínuo do laboratório em adaptar-se às demandas emergentes e contribuir de maneira significativa para as áreas de segurança, inovação, trabalho e empreendedorismo, em resposta aos desafios do mundo contemporâneo.

Humanidades Digitais

A linha de pesquisa em humanidades digitais se apoia sobre a perspectiva antropológico filosófica de Vilém Flusser para articular diferentes campos do saber acadêmico contemporâneo (engenharias, computação, ciências sociais, artes etc.) num esforço por compreender as transformações que o emergente “mundo digital” traz para a condição humana.

Patrimônio Relacional

A linha de pesquisa patrimônio relacional reflete sobre o lugar do patrimônio na contemporaneidade apoiado na perspectiva teórica de Richard Rorty visando ampliar e aprofundar nosso senso de comunidade e afirmar e valorizar o patrimônio como uma escolha ético-política que se efetua em meio a redes de relações e institucionalidades.

Empreendedorismo Situado

A linha de pesquisa em empreendedorismo situado se apoia sobre a lógica da Effectuation, contribuição de Saras Sarasvathy para as contemporâneas teorias do empreendedorismo. A perspectiva teórica enfatiza a importância estratégica da incerteza, imprevisibilidade e enraizamento nas verdades e práticas locais para a atividade empreendedora.

Pesquisadores

Coordenador

Colaboradores

Parceiros

University of Sheffield
Dorothea Kleine: Professor in the Geography Department and Director of the Institute for Global Sustainable Development (IGSD)

Paris 8
Khaldoun Zreik: Professeur en Sciences de l’Information et de la Communication & directeur du Laboratoire Paragraphe

Society for Effectual Action
Professor Saras Sarasvathy – Paul M. Hammaker Professor in Business Administration and Jamuna Raghavan Chair Professor in Entrepreneurship, Indian Institute of Management, Bangalore