O Laboratório Tecnologias, Diálogos e Sítios (LTDS) é um laboratório-rede vinculado à área de Segurança, Inovação, Trabalho e Empreendedorismo (SITE) do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ.

Territorial Effectuation Monitoring (TEM)

LTDS, PEP, COPPE e UFRJ

Aplicação da Metodologia de Acompanhamento de Projetos na Favela da Rocinha

A metodologia aplicada viabiliza a geração de relatórios de desempenho e indicadores concretos de capacidade de execução de projeto, indicadores de práticas empreendedoras e impactos gerados na comunidade que permitam a avaliação por parte de stakeholders e investidores privados e formuladores de políticas públicas.

TEM

Favela Inteligente

A proposta se vincula à atuação do Laboratório, Tecnologias, Diálogos e Sítios (LTDS), coordenado pelo professor Roberto Bartholo, e fortalece sua rede colaborativa de relações em nível nacional (com destaque para Jorge Barbosa, Professor Titular do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFF e um dos fundadores do Observatório de Favelas, organização não-governamental de referência no campo de pesquisa do projeto) e internacional com destaque para Saras Sarasvathy, Paul M. Hammaker Professor of Business Administration da Darden School of Business da University of Virginia (EUA). O LTDS atua há mais de 25 anos no campo de inovações sociais em territórios populares. Seus estudos e pesquisas evidenciam a pertinência do método Effectuation (desenvolvido pela professora Saras Sarasvathy) para a criação e sustentação de negócios nas interfaces interiores e exteriores dos territórios populares.

O projeto se desenvolve com base na metodologia Territorial Effectuation Monitoring (TEM), desdobrada em duas grandes etapas: (i) o acompanhamento das iniciativas contempladas pelo edital e (ii) a análise e elaboração de indicadores de desempenho e impactos gerados. A metodologia viabiliza a geração de relatórios de desempenho e indicadores concretos de capacidade de execução de projeto, indicadores de práticas empreendedoras e impactos gerados na comunidade que permitam a avaliação por parte de stakeholders e investidores privados e formuladores de políticas públicas. Como contribuição para o fortalecimento da articulação entre os atores locais da Rocinha e o ecossistema de CT&I do Estado do Rio de Janeiro, o projeto pode ser vetor para o sistema Inova UFRJ através da dinamização de um ecossistema inovador aberto à cocriação no território da Rocinha, cuja replicação em outros territórios populares se apoie num sistema digital desenvolvido em escala ampliada.

Aplicação da Metodologia de Acompanhamento de Projetos na Favela da Rocinha

Territorial Effectuation Monitoring
Aplicação da metodologia de acompanhamento de projetos da Favela da Rocinha.

Mais vídeos
https://ecoa.puc-rio.br/rocinha

Comitê Organizador

LTDS – PEP COPPE UFRJ
Aline Brufato
Isabella Nunes Pereira
Eneide Maia
Edney Sanchez

Francisco Duarte
Professor e Coordenador do Programa de Engenharia de Produção

Roberto Bartholo
Professor e Coordenador do LTDS

Apoiadores Institucionais

COPPE
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

PEP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

FINEP
Financiadora de Estudos e Projetos – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

FAPERJ
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI)

Apoio e Agradecimentos

FAPERJ

GOVERNO FEDERAL

Territorial Effectuation Monitoring