The SCArFEthics Project – “Sustainable Consumption, the middle classes and AgriFood Ethics in the Global South project” é um projeto internacional e interdisciplinar que investiga o consumo sustentável e a ética agroalimentar.
Com início em junho de 2018, o foco do projeto está nos conhecimentos, crenças, práticas e experiências alimentares das novas classes médias no Brasil, China e África do Sul.
Atualmente somos uma equipe de vinte pessoas que trabalham em sete universidades em quatro países, em quatro continentes, em três estudos de caso. O projeto é financiado pelo ESRC e apoiado pelo N8.
Os espaços e práticas de consumo alimentar sustentável no Sul global são de importância crítica, mas continuam a ser pouco investigados e mal compreendidos porque a maioria dos estudos assume que os consumidores éticos estão situados no Norte global.
A expansão do consumo da classe média nos países do Sul global é vista simultaneamente como um estímulo potencial ao crescimento económico global e uma ameaça à sustentabilidade ambiental.
A pesquisa está organizada em quatro fases. O primeiro centra-se nos impulsionadores institucionais e culturais do consumo alimentar sustentável. Analisa relatórios políticos e de mídia, estratégias de negócios, códigos, campanhas e iniciativas no domínio político e popular. São realizadas entrevistas com informantes-chave com departamentos governamentais responsáveis pela aquisição e padrões de alimentos, ativistas e principais varejistas, atacadistas e donos de restaurantes de alimentos.
A segunda fase, focada nos hábitos de consumo e nas tendências cotidianas, compreende pesquisas etnográficas em áreas residenciais de classe média de Guangzhou, Rio de Janeiro e Joanesburgo. As entrevistas abordam as práticas de consumo alimentar das famílias, os julgamentos sobre a “boa” comida e as influências populares na ética alimentar e nos valores ambientais.
As etnografias digitais examinam as práticas online dos consumidores, incluindo a forma como recolhem informações, compram ou avaliam online, e a influência das redes sociais no julgamento ético e na criação de mercados para alimentos sustentáveis.
A terceira fase, focada na moda e nas tendências, utiliza a mineração de textos das redes sociais para traçar linhas de influência no consumo alimentar sustentável. Para alargar o alcance da investigação e fornecer material com tracção junto dos intervenientes políticos e comerciais, a fase final reúne dados quantitativos através de um inquérito baseado na Web sobre os impulsionadores do consumo alimentar sustentável e as intenções comportamentais daí decorrentes. A investigação é uma análise inovadora de diferentes contextos do Sul global, nos quais as mudanças no sentido do consumo alimentar sustentável são susceptíveis de ter impacto global. Os três estudos de caso oferecem comparação do potencial de diferentes impulsionadores da sustentabilidade alimentar.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 da ONU (Garantir o Consumo e a Produção Sustentável) reconhece a necessidade de apoiar os países em desenvolvimento no reforço da sua capacidade tecnológica para permitir padrões de consumo mais sustentáveis, para promover práticas sustentáveis de contratação pública e para garantir que os consumidores tenham as informações e informações relevantes e conscientização para estilos de vida sustentáveis.
Em resposta, esta investigação avalia a mobilização e a prática do consumo sustentável no Sul global através de um exame dos sistemas de fornecimento e regulação alimentar, dos hábitos de consumo quotidianos e das tendências e modas no consumo alimentar.
Baseia-se em estudos de caso realizados no Brasil, na China e na África do Sul, onde existem provas sólidas de classes médias grandes e em crescimento.
Roberto Bartholo Professor e coordenador do LTDS
Rita Afonso UFRJ
Luiza Farnese Sarayed-DinUFRJ
Cristine Carvalho UFRJ
Equipe no Mundo
Newcastle UniversityUK
UFRJRio de Janeiro, Brasil
University of SheffieldUK
Durham UniversityUK
Sun Yat-Sen UniversityChina
University of Cape TownSouth Africa
University of YorkUK
ESPC MadridSpain
Sheffield UniversityUK
ESRCEconomic and Social Research Council – UK
N8Research Partnership
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