O Laboratório Tecnologias, Diálogos e Sítios (LTDS) é um laboratório-rede vinculado à área de Segurança, Inovação, Trabalho e Empreendedorismo (SITE) do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ.

Hiper Patrimônio – Tour virtual do Museu Histórico da Fortaleza de São João

LTDS - COPPE / UFRJ

O Projeto

O presente projeto oferece a oportunidade de se realizar uma visita virtual imersiva do Museu Histórico da Fortaleza de São João e do conjunto de 17 casamatas situadas diretamente abaixo do mesmo.

Coordenado pelo professor Roberto Bartholo e financiado pelo CNPq.

A conceituação do projeto na forma de tour virtual foi feita pelo doutorando Eduardo Martino, que executou o registro visual por meio de 16 panorâmicas esféricas e implementou a navegação entre elas de forma a emular virtualmente um passeio físico.

O projeto se vale, também, de imagens aéreas por drone realizadas por Luiz Felipe Ribeiro e Marcelo Eiras, além de alguns detalhes fotográficos realizados por Eduardo em campo e de material informativo disponibilizado pela Seção Cultural e pelo departamento de Relações Públicas do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx).

Histórico

A fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro está intimamente ligada à Fortaleza de São João, formada pelos fortes-redutos de São Martinho, São Teodósio, São José e São Diogo.

Nesse local, em 1565, o Capitão-Mor Estácio de Sá desembarcou com sua tropa em uma praia entre o Pão de Açúcar e o morro Cara de Cão, para reintegrar a ocupação territorial de Portugal, levantando um fortim.

Os portugueses perceberam que, para defender a terra, seria necessário criar uma povoação junto à Guarda de Defesa da Baía de Guanabara.

Ampliada e reforçada através dos anos, recebeu oficialmente o nome de Fortaleza de São João (FSJ) em 24 de junho de 1618.

A FSJ e as Baterias de São José e de São Teodósio foram edificadas sobre a península oeste da barra, totalmente inacessível através do seu costão externo e de acesso dificultado pelo escarpado do morro na parte posterior.

O que aconteceu

A Fortaleza de São João foi guarnecida por Batalhões de Artilharia de Posição e Grupos de Artilharia de Costa até 1991, honrando a memória de Estácio de Sá e dos heróis combatentes que deram berço à Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Na Fortaleza de São João já funcionaram:

• Escola de Aplicação do Exército (1855)
  • Escola de Aprendizes Artilheiros (1880)
  • Centro de Instrução de Artilharia de Costa (1934)
  • 1º Distrito de Artilharia de Costa (1934)
  • Arsenal da Urca (1944)
  • Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (1970)
  • Companhia de Comando e Serviços
  • NPOR do IME (1975)
  • Bateria de Artilharia de Costa do CCFEx (1991)

Reforma

O Reduto São José, de 1578, sofreu melhorias ao longo dos tempos e por volta de 1863 o Imperador Pedro II determinou que as fortalezas da entrada da baía fossem totalmente modernizadas.

Iniciou-se, sobre o antigo Reduto São José, uma obra monumental, em blocos de granito, constituída de uma galeria com 17 casamatas em pedra lavrada, encimada por plataforma e parapeito com 1,40 m de comprimento e um paiol à prova das armas da época, tendo suas pedras 2,00 m de comprimento.

Em 1872, o novo Forte São José é posto em serviço, artilhado com 15 canhões Whitworth, de fabricação inglesa, calibre 32 e 70 libras. O Imperador veio pessoalmente à Fortaleza de São João para inaugurá-lo.

Na República, a Fortaleza de São João recebeu armamento moderno, mas as obras previstas não foram executadas.

No paiol, atualmente, funciona o Museu Histórico da Fortaleza de São João.

Roberto Bartholo
Professor e coordenador do LTDS

Tour Virtual
Eduardo Martino